Desta vez, a mina do Lulo, segundo comunicado da empresa australiana, que gere o Lulo com a Endiama e a Rosa & Pétalas como sócias, "soltou" das suas entranhas um diamante amarelo de 43 quilates, a maior gema colorida ali encontrada nos três anos de exploração.

O anterior recorde no capítulo dos diamantes coloridos retirados do Lulo era um cor-de-rosa com 39 quilates, extraído em Setembro de 2016.

O Lulo tem sido a estrela das minas de diamantes angolanas.

Longe de ser a mais produtiva, esta mina é, no entanto, aquela que tem produzido as gemas mais valiosas por quilate, tendo mesmo batido o recorde mundial em 2016, quando o preço médio chegou aos 2983 dólares.

Este valor é resultado da excepcional dimensão de algumas das "pedras" ali encontradas, como são os casos dos três maiores diamantes alguma vez extraídos em Angola, com destaque para o de 404 quilates encontrado no início de 2016 e que foi vendido a De Grisogono, a casa suíça de joalharia de luxo que pertence à empresária angolana Isabel dos Santos por 16 milhões USD.

Para além deste diamante de 404 quilates em bruto, tendo depois sido transformado numa jóia de 163 quilates que foi vendida por mais de 30 milhões USD, os outros dois maiores diamantes produzidos em Angola rondavam os 227 e os 129 quilates respectivamente.

Desde Janeiro de 2015 até hoje, o Lulo já produziu 10 diamantes com mais de 100 quilates.

Recorde-se que a dimensão excepcional dos diamantes do Lulo só é actualmente comparada com a mina Letseng, da Gem Diamonds, no Lesoto, que acaba de anunciar a descoberta de um diamante de 910 quilates de grande qualidade "D-Color", que a empresa diz ser o 5º maior diamante do mundo.

Essa excepcionalidade, aliando a dimensão à qualidade em cor e limpidez, permitiu aos australianos da Lucapa, suportados num marketing bem planeado que enfatiza a pequena dimensão da mina em contraste com o gigantismo dos diamantes ali extraídos, fazer com que o mercado mostrasse grande interesse, valorizando a sua produção de forma efusiva.

Por exemplo, no ano de 2016, quando o valor médio por quilate dos diamantes em todo o mundo rondou os 200 USD, os quilates retirados do Lulo chegaram quase aos 2 000 USD.