Os dados da AGT comparados com os do OGE revisto assinalam, deste modo, que deixou de entrar para os cofres do Estado menos 9,5 mil milhões de kwanzas como receitas ficais previstas, tendo em conta que não se atingiu o projectado.

O país exportou, em 2019, 418,6 milhões de barris a uma média de 62,72 dólares por barril, contra uma previsão, inscrita no OGE, de 542,4 milhões de barris, a 55 dólares cada um.

A informação resulta de uma análise feita pelo Novo Jornal ao histórico dos 12 meses dos relatórios da AGT sobre as receitas com a venda de petróleo.

Estes resultados são influenciados, de acordo com análise aos relatórios da AGT, pela quebra na produção petrolífera, face ao esperado, e pela descida da cotação do barril de crude ao longo do ano. Pois, Desde o segundo semestre de 2019 que o petróleo foi transacionado abaixo de 70 dólares o barril.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)