A Forbes Africa refere que demorou meses a encontrar empresários com menos de 30 anos que estejam a criar empregos e a transformar África para a lista que elabora anualmente, '30 abaixo de 30", e que apresenta as jovens estrelas do momento.

Ancillar Mangena, da Forbes Africa, responsável pela elaboração da lista, disse ao jornal The Namibian que a lista deste ano apresenta mais mulheres.

"Ela vem de uma longa linhagem de empresários, mas não deixou isso lhe subisse à cabeça. Ao invés, usou isso como motivação para construir a sua própria marca. Além disso, não desistiu de alcançar os seus objectivos", afirmou Mangena.

A jovem empresária comenta "que o reconhecimento da Forbes Africa foi um sonho tornado realidade", especialmente porque o seu negócio tem apenas dois anos de existência.

Sandra Mwiihangele é uma química qualificada, dona da empresa KiyomiSandz, um negócio de produção de cosméticos e produtos de higiene pessoal.

Neste momento, está particularmente empenhada na implementação de uma estratégia de marketing para a sua colecção "Summer Rain".

"Eu também acabei de concluir o desenvolvimento de uma colecção de produtos feitos propositadamente para a indústria da hotelaria e do turismo" diz Sandra Mwiihangele, que é também presidente do novo comité de direcção do sector de cosméticos do Ministério do Comércio, desde o início deste ano. O comité tem como tarefa abordar questões que afectam o crescimento do sector de cosméticos da Namíbia.

"O desenvolvimento de um plano de crescimento industrial de cosméticos levará à melhoria desta indústria vital, pelo que pode contribuir grandemente para o avanço da economia do nosso país, especialmente no que respeita ao aumento do emprego e da exportação dos nossos produtos orgulhosamente namibianos", afirma.

Mwiihangele diz que o seu reconhecimento pela Forbes Africa mostrou o que os jovens empreendedores namibianos poderiam alcançar. "Esta listagem de prestígio acrescenta mais credibilidade aos produtos que fabriquei e aos serviços de produção que a minha empresa oferece actualmente".

"Sendo a primeira namibiana a chegar a esta cobiçada lista, também abre uma luz sobre a Namíbia, mostrando ao resto do mundo que os jovens que constroem empresas inovadoras são realmente investidores e que temos o que é necessário para ser bem-sucedidos e reconhecidos internacionalmente", acrescenta.

Mwiihangele afirma que pretende fazer crescer KiyomiSandz, transformando-a "numa empresa exportadora para empregar mais pessoas".