É um exercício exigente, mas estimulante, é, acima de tudo, uma forma de percebermos os diferentes olhares de fora e de dentro sobre Angola. É um trabalho que exige disciplina, rigor, método e paciência, sendo apenas possível graças à disponibilidade, respeito e carinho que estes colaboradores e amigos nutrem pela marca Novo Jornal. Exigiu da nossa parte a adopção de novos métodos e dinâmicas de trabalho e gestão de espaço. Aquilo que foi encurtado em conteúdos próprios do jornal foi para dar a possibilidade de as suas ideias, visões e pensamentos poderem marcar esta edição. Fomos surpreendidos pela vontade e disponibilidade dos colaboradores, mas, sobretudo, pela qualidade e profundidade dos escritos.

Angola é discutida, é pesquisada, é estudada, é avaliada, é amada e também criticada. Cada articulista, nas suas diferentes áreas de formação e localização geográfica, deixa um texto de consulta permanente, numa edição com história e para a História. É claro que uma edição não é suficiente para agruparmos todos os textos disponíveis, sendo que uns acabaram levando um "to be continued" e outros, aproveitando ainda o mês da Dipanda (independência), terão publicação nas edições seguintes.

Portanto, nesta edição, o domínio da palavra é para os nossos colaboradores, são eles as "estrelas da companhia", são as suas ideias a dominar, sendo os leitores os verdadeiros "presenteados". É a edição da Dipanda do Novo Jornal, que numa data histórica pretende fazer História. Obrigado e boa leitura