De acordo com a comunicação social, o Presidente João Lourenço, na deslocação a Doha, Qatar, para uma visita de Estado onde a cooperação bilateral entre os dois países é o ponto principal da estadia, estará disponível para abordar a eventual "entrega" de cerca de 30 a 40% da TAAG à companhia estatal qatariana Qatar Airways, como avançam por exemplo o Novo Jornal, o Angonotícias ou a NewsAvia.

Independentemente de a entrega poder estar viciada por não - parece - ser através de um concurso público internacional, eventualmente restrito, há o perigo de essa "entrega" poder colocar em causa a diplomacia nacional.

Ninguém questiona a qualidade da Qatar Airways como uma das maiores e melhores, se não mesmo, actualmente, a melhor, companhia de aviação a nível mundial. Basta ver os títulos que tem obtido, ao longo dos últimos anos em competição com empresas como a Japan Airlines, a Air New Zealand, a Singapore Airlines, ou das duas grandes companhias aéreas dos Emirados Árabes Unidos (EAU), a Etihad Airways e a Emirates.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)