Quem circula pelas estradas de Angola do Norte ao Centro, do Leste ao Sul ou ao litoral tem-se deparado com muitas áreas cuja flora e fauna foram devastadas pelos incêndios criminosos provocados por cidadãos com objectivo de "prepararem" o terreno para o cultivo e para caçarem. A caça é feita de uma forma arrepiante, porque o caçador ateia o fogo de um lado da floresta ou mata e fica à espera que os animais fujam para o lado contrário, onde ele se encontra com armadilhas montadas e munido de arma de fogo para apanhar todo o tipo de animais que fujam do fogo.

No entanto, como este fogo não é controlado, alastra-se para outras áreas, chegando inclusive a atingir as aldeias habitadas pelos próprios autores dos incêndios, causando danos económicos a estes e suas famílias, podendo em alguns casos a causar morte de cidadãos.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)