Todos os anos são criadas galas e eventos de premiação para reconhecer os esforços e empenho individual dessas personalidades, mas também são atribuídos prémios e galardões à entidades colectivas incluindo marcas e produtos. Alguns desses prémios "de qualidade" são comprados, e por isso não representam nada a não ser para o ego de quem os compra.

Também são regularmente feitas pesquisas de mercado para medir os níveis de audiência dos meios de comunicação social, numa batalha feroz entre, por exemplo, estações de rádio e de televisão. Em todos estes processos o objectivo é geralmente identificar os níveis de audiência e as pessoas e marcas mais influentes.

Este reconhecimento traz notoriedade, fama, dinheiro e, claro, muita visibilidade, uma peça fundamental na pós-modernidade onde a sociedade de produtores é substituída por uma sociedade de consumidores. Aqui, na sociedade líquida, tudo é descartável e passageiro, o emprego, os relacionamentos, os produtos, etc. Tudo passa de moda muito rapidamente.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)