Essa cena tem sido bué usada nos últimos anos cá na banda, principalmente para comprar caixas de carne de bovino, caprino, suíno e de frango congelado e outros bens alimentares em grande quantidades; como sacos de 25 a 50 kgs de arroz, farinha de trigo ou sacos de açúcar; caixa de massa, entre outros bens. Com a subida dos preços que tem sido moda diária é cada vez mais usual e normal fazer sócia, até para quem nunca soube o que era hoje procura nos armazéns quem queira rachar a factura. Como nem sempre o cliente ou a cliente tem destreza para procurar por sociedade, alguns jovens viraram intermediários para sócia, são eles que vão à procura de quem quer partilhar os gastos e os bens e facturam um trocado para ajudar a manter o fogão aceso.

Assim como os intermediários para sócia, outras cenas têm surgido para desafogar as makas da crise, como os madiés das placas, os lotadores de táxi, que existem cada vez mais um pouco por toda a nguimbi. Começaram aos poucos como uma cena opcional, à qual recorria o nduta ou o cobele. Se não quisessem chamar os pax, então deixavam esse salo para o puto chamador que lotava o ruca e recebia um sujo para caular uma cena pra pitar ou uma recarga para estimular a alma. De repente, como que num passe de mágica, alguém teve a ideia de organizar esses madiés em algumas bandas e criar um negócio lucrativo.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)