Os Prémios NOVO JORNAL "PERSONALIDADES DO ANO - POLÍTICA" têm natureza simbólica, constituindo um testemunho de apreço e uma forma pública e solene de homenagear as personalidades que em 2017 mais se distinguiram nesta categoria.

A existência deste prémio revela a firme determinação do NOVO JORNAL no reconhecimento do mérito e da excelência daqueles que contribuem para o progresso de Angola.

O seu voto informado determina o vencedor. Conheça os três perfis, por ordem alfabética, aqui.


Adalberto da Costa Júnior, Presidente do Grupo Parlamentar da UNITA

Jogo de cintura, carisma e habilidade para negociar, sem deixar de ser assertivo, são características comumente atribuídas ao deputado Adalberto da Costa Júnior, político que se tem destacado como uma das figuras de proa do seu partido.

Nascido a 8 de Maio de 1962, em Quinjenje (Huambo), Adalberto Júnior, é membro do Comité Permanente da Comissão Política da UNITA, tendo ascendido ao cargo de presidente do Grupo Parlamentar da UNITA em Dezembro de 2015.

Adalberto da Costa Júnior vem assumindo protagonismo na Assembleia Nacional, onde além de se posicionar pela defesa dos interesses partidários, busca consensos possíveis. Cumpre o programa de acção traçado pelo Comissão Política do seu partido, com estilo próprio de abordagem, socorrendo-se da veia diplomática aprimorada ao longo do tempo que passou na Europa, em representação do partido do Galo Negro.

Formado em Engenharia Electrotécnica pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto, Adalberto Júnior possui ainda formação em Ética Pública da Universidade Gregoriana, em Roma

O papel de líder da maior bancada parlamentar da oposição não se esgota com posicionamentos decorrentes da condição de força contestatária. Pauta-se também pela sugestão de caminhos em busca de soluções.

De resto, Adalberto Júnior foi uma das principais figuras da campanha eleitoral da UNITA e será, provavelmente, um elemento fundamental para a captação de votos junto do eleitorado extra-partidário.


Benedito Daniel, Presidente do Partido da Renovação Social (PRS) e deputado na Assembleia Nacional

Nascido a 28 Dezembro 1961, em Saurimo (Lunda Sul), Benedito Daniel é Presidente do Partido de Renovação Social "PRS" e deputado na Assembleia Nacional de Angola.

Com licenciaturas em Química, Assistência Social e Ensino da Língua Francesa, e após 27 anos de liderança de Eduardo Kwangana, Benedito Daniel foi eleito, em Maio de 2017, presidente do PRS, após cinco anos a ocupar o cargo de Secretário-geral do partido.

O novo Presidente do PRS venceu as eleições partidárias com 351 votos, contra os 237 votos de Sapalo António, e dos 64 votos de João Baptista Ngandajina.

Antes de assumir a presidência do PRS, Bendito Daniel foi professor do I e II na província do Huambo, Secretário para a Comissão Política do PRS, Secretário Adjunto para as Relações Internacionais do PRS, Secretário para as Relações Internacionais do PRS, Director do Gabinete de Inspecção do Ministério da Ciência e Tecnologia, Secretário para os Assuntos Políticos do PRS, e Chefe do Departamento de Instrução Processual do Ministério do Ensino Superior, da Ciência da Tecnologia.


João Manuel Gonçalves Lourenço, Presidente da República de Angola

Nascido a 5 de Março de 1954, na cidade do Lobito (Benguela), João Lourenço tornou-se no terceiro Presidente da República de Angola, tendo vencido as eleições de 23 de Agosto de 2017 com mais de 61% dos votos, sucedendo, assim, a José Eduardo dos Santos que ocupou o cargo durante 38 anos.

Fez os seus estudos primários e secundários na província do Bié, dando continuidade aos seus estudos em Luanda, na então Escola Industrial de Luanda e Instituto Industrial de Luanda e é licenciado em História.

Antes de assumir a presidência de Angola, João Lourenço exerceu os cargos de 1.º Secretário do Comité Provincial do Partido e Governador Provincial do Moxico, 1.º Secretário do Comité Provincial do Partido e Governador Provincial de Benguela, Deputado à Assembleia do Povo, Chefe da Direcção Politica Nacional das FAPLA, Secretário da Informação do MPLA, Presidente do Grupo Parlamentar do MPLA, Secretário-geral do MPLA, Presidente da Comissão Constitucional, Membro da Comissão Permanente, Presidente da Bancada Parlamentar do seu partido e 1.º Vice-presidente da Assembleia Nacional e Ministro da Defesa de Angola.

Nas eleições de 23 de Agosto de 2017, João Lourenço adoptou como slogan de campanha "Corrigir o que está mal e melhorar o que está bem". O anúncio de medidas reformistas catapultaram João Lourenço para o estatuto de político popular e as mexidas que tem vindo a operar inspiraram os internautas e observadores anónimos a atribuírem-lhe o cognome de "Exonerador Implacável".

Paralelamente, João Lourenço criou o quadro de garantias políticas necessárias para a mudança de paradigmas no país, com mudanças evidentes na comunicação social pública e noutros sectores estratégicos do país.

Praticante de futebol e karaté estilo Shotokan, o Presidente de Angola tem como passatempo a leitura, o xadrez, e equitação. Para além do português, João Lourenço fala russo e espanhol.


VOTE E GANHE UMA ASSINATURA DIGITAL DO NOVO JORNAL

Conheça o Júri da Categoria POLÍTICA aqui

Consulte o regulamento do Passatempo aqui


Caso tenha alguma dúvida ou deseje fazer uma sugestão, envie um e-mail para [email protected]