João Lourenço felicitou António José Seguro "pela vitória, com resultados bastante expressivos, alcançada nas eleições presidenciais de ontem, dia 08 de Fevereiro, em Portugal".

Na sua página oficial, o Chefe de Estado angolano acrescentou que, ao terem garantido uma "vitória clara" a Seguro, os portugueses "fizeram uma aposta segura na continuidade de políticas que garantem a estabilidade na relação de Portugal com o mundo".

Além disso, Lourenço sublinha que a vitória de Seguro, que toma posse em Março, garante ainda a "preservação de conquistas que ao longo dessas últimas cinco décadas permitiram a Angola e Portugal desenvolver uma cooperação que funcionou no passado, no presente e garante perspectivas de aprofundamento promissor no futuro".

João Lourenço espera, poder manter com o novo Presidente do Portugal um diálogo "frutuoso e construtivo" na primeira ocasião que for oferecida para esse efeito.

Por norma, Angola é um dos países por onde passam as primeiras deslocações ao exterior dos novos Presidentes portugueses, sendo que a tradição diz que o primeiro é Espanha, o vizinho ibérico de Lisboa.

Recorde-se que António José Seguro derrotou André ventura, o líder do Chega, partido que representa a extrema-direita racista e xenófoba em Portugal, e que, aquando das comemorações do 50º aniversário da Independência Nacional teceu fortes críticas a João Lourenço por este recordar os aspectos negativos do colonialismo português.