A informação consta de uma nota da Casa Civil do Presidente da República, divulgada hoje, 31, o mesmo dia em que fonte oficial do MININT garantiu ao NJOnline que as notícias sobre o afastamento do comissário-geral não passavam de rumores.

Para o lugar deixado vago por Alfredo Eduardo Manuel Mingas "Panda" entra o comissário-chefe Paulo Gaspar de Almeida, que foi graduado ao posto policial de comissário-geral.

Até aqui segundo comandante-geral da Polícia Nacional, Paulo Gaspar de Almeida será substituído nessas funções pelo comissário-chefe António Pedro Joaquim Kandela, que transita do cargo de Comandante da Polícia de Guarda Fronteiras da Polícia Nacional.

As mudanças na cúpula do Comando-Geral da Polícia Nacional surgem uma semana depois de o comissário-geral "Panda" ter protagonizado um acidente de viação, do qual resultaram dois mortos.

No dia seguinte ao sinistro, a PN informou, em comunicado, que "o acidente ocorreu quando a viatura de marca Mercedes, conduzida pelo Comandante-Geral da Polícia Nacional, transitava em sentido Sul-Norte pela Avenida Comandante Jika, e a viatura de marca Hyunday, saía do interior do Bairro Vila-Flor 1, por um caminho rural para aceder à via principal, tendo provocado o choque entre ambas".

Do acidente resultaram as mortes do condutor do Hyunday, no local, e de outra ocupante dessa viatura, falecida já no hospital.

A nota da Polícia Nacional informava ainda que "tendo sido cumpridos todos os procedimentos técnicos e legais em casos de acidentes de viação, o processo corre os seus trâmites junto das instâncias competentes".