O novo secretário nacional foi eleito com 71,7% correspondente a 1434 votos dos 2000 votos válidos, contra 26,1% de Domingos Betico.

Ao Njonline, Crispiniano dos Santos garantiu que vai assegurar a organização juvenil do MPLA com muita responsabilidade, tendo em vista os futuros desafios.

"A JMPLA é forte, vamos todos trabalhar para o bem da nossa organização", acrescentou o novo homem da JMPLA salientando que o seu esforço maior vai ser para que o MPLA vença as eleições autárquicas de 2020.

"Agradeço o apoio de todos para a minha eleição como primeiro secretário. Podem contar que tudo farei para o bem da organização", comprometeu-se.

No Congresso, uma boa parte dos 225 membros do comité nacional cessaram o seu mandato por terem passado dos 35 anos de idade.

Entre os documentos debatidos no congresso esteve a alteração dos estatutos e o ajustamento ao plano programático 2019/2024.

O VIII congresso decorreu sob o lema "JMPLA - Pela Cidadania e pelo Progresso Construamos um Futuro melhor".

O congresso discutiu o estado da organização e funcionamento da JMPLA e procedeu ao balanço das actividades realizadas durante o período 2014- 2019, em obediência ao cumprimento dos documentos orientadores da organização.

A JMPLA foi fundada em 1962, durante a Primeira Guerra de Libertação Nacional. A JMPLA é viveiro do Movimento Popular de Libertação de Angola.

Por decisão do partido, em 1976, a JMPLA transformou-se de organização de massas em organismo juvenil do partido.

Recorde-se que este congresso ficou marcado pelo discurso de abertura do presidente do MPLA e da República, João Lourenço, onde voltou a cerrar os punhos sobre a corrupção e sobre a alegada organização de protestos populares a partir do exterior e com dinheiro desviado do Estado no passado.

João Lourenço disse na quinta-feira que aqueles que andaram a desviar dinheiro do Estado, ligados "aparentemente" ao MPLA, estão a utilizar esse dinheiro para "desestabilizar o país".

No arranque do congresso da JMPLA, João Lourenço disse que o combate à corrupção foi uma das suas prioridades e garantiu que assim continua.

Numa clara alusão a alegados financiadores de uma manifestação/protesto - com a falta ao trabalho - que tem sido anunciada para sexta-feira, 11, profusamente promovida nas redes sociais, o Presidente João Lourenço advertiu que estão a utilizar o dinheiro desviado do Estado para "desestabilizar Angola".

"Não são estrangeiros nem a oposição que querem desestabilizar o nosso país, são angolanos, aparentemente do MPLA - e digo aparentemente porque não se comportam como tal - com o descaramento de falarem em nome do povo angolano", disse.

João Lourenço deixou ainda algumas perguntas no ar: "Quando eles desviaram o dinheiro do nosso País, repartiram com o povo? Repartiram com os jovens? E então como é que agora estão a falar em defesa do povo e dos jovens?"

E, dirigindo-se, ainda aos jovens da JMPLA, pediu-lhes apoio para continuar o seu combate à corrupção.