A notícia é avançada pela Angop, que cita uma fonte da PGR que informou que Miguel Kutoca vai responder pelos crimes de peculato, por infrações cometidas desde 2012, estando a ser acusado do desvio de mais de 400 milhões de kwanzas dos fundos alocados ao seu pelouro, que depois usou para compra de viaturas e imóveis, em benefício próprio.

Segundo a Angop, Kutoca está ainda a ser acusado da prática de corrupção activa por tentativa de suborno ao magistrado do Ministério Público que investiga o caso, que já foi vice-governador para área Social da provincial do Uíge e, até à data da sua detenção, exercia o cargo de assessor do actual ministro da Justiça e Direitos Humanos.

Já o ex-responsável do Comércio, Indústria e Hotelaria, Boseke Mayamona Mansony, está a ser indiciado pelos crimes de peculato, abuso de autoridade, falsificação de documentos e associação de malfeitores, actos praticados enquanto director da instituição.

Angop escreve que a fonte da PGR evitou pormenores dos processos, que estão a ser instruídos, para, posteriormente, irem a julgamento.