Contactada há minutos pelo NJOnline, fonte da PGR confirmou as informações que começaram a circular ao final da tarde de hoje, dando conta da detenção do ex-ministro dos Transportes, Augusto Tomás, encaminhado para o Hospital Prisão de São Paulo.

Sem avançar mais dados sobre as acusações que recaem sobre o antigo governante, exonerado no passado mês de Junho, a mesma fonte adiantou apenas que "os serviços da PGR estão a preparar um comunicado para clarificar a situação".

Entretanto, o porta-voz da PGR, Álvaro João, disse à agência Lusa que existem suspeitas do envolvimento do ex-ministro no desvio de fundos do Conselho Nacional de Carregadores.

No âmbito da mesma investigação, iniciada pela Inspecção Geral do Estado, foram ainda detidos "alguns membros do Conselho Nacional de Carregadores", sendo que todos ficaram em prisão preventiva, adianta a Lusa.

Recorde-se que antes de ser afastado do Executivo, Augusto Tomás viu o Presidente da República, João Lourenço, anular a parceria público-privada para a constituição da companhia aérea Air Connection Express, que pretendia assegurar voos domésticos internos e que juntava a TAAG, a Airjet, Air26, Diexim, Mavewa, Air Guicango, Besty e a SJL, algumas com relações a membros do Governo.

"Não vai adiante, não vai sair, não vai acontecer, por se tratar de uma companhia fictícia", disse na altura o Chefe de Estado.