Esta campanha vai estar no tereno durante 12 meses, entre 10 de Dezembro de 2019 e 10 de Dezembro de 2010, dia da fundação do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA.

De acordo com uma directiva do Bureau Político do MPLA , este processo está inserido no projecto de reorganização da base de dados e no ajustamento da estatística do MPLA, que visa justificar e confirmar a identidade nos cadernos dos militantes dos Comités de Acção do Partido (CAP).

Para o efeito, os militantes deverão apresentar documentos, nomeadamente, a ficha individual do militante, devidamente preenchida, fotocópia do cartão de militante, fotocópia do Bilhete de Identidade, fotocópia do cartão de eleitor e duas fotografias tipo passe.

Os documentos acima referenciados deverão ser entregues no respectivo Comité Acção do Partido, que por sua vez irá encaminhar para os Comités Comunais, dos Distritos Urbanos e Municipais, para a emissão do respectivo cartão.

O cartão de militante é o documento que confirma a sua filiação no Partido, inserido no Comité de Acção do Partido, no local de residência, de acordo com o princípio da territorialidade.

Recorda-se que, em 10 de Dezembro de 1956, data oficial da sua fndação, um grupo de patriotas angolanos deu a conhecer o Manifesto do amplo Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), apelando para a constituição, em todo o País, de muitas organizações independentes entre si, de modo a poderem resistir melhor e iludir a vigilância das forças coloniais.