"Isto se não houver acumulação de outros crimes, o que criará um cúmulo jurídico, o que pode mudar significativamente a moldura penal", acrescenta o causídico.

Augusto da Silva Tomás está indiciado dos crimes de peculato, corrupção, branqueamento de capitais, entre outros, puníveis pela Lei 3/14, de 10 de Fevereiro, de acordo com a Procuradoria-Geral da República em Comunicado.

"Crimes como este têm de ser julgados rapidamente, e acredito nos indícios que estão a passar para a sociedade de que o cidadão Augusto da Silva Tomás será condenado pelos crimes cometidos, diz ainda o presidente da Associação Mãos Livres, que está confiante de que, "agora que o Ministério Público acordou, o sistema judicial angolano vai finalmente funcionar e os que cometeram crimes, nomeadamente os que lesaram o Estado, serão responsabilizados".

Recorde-se que o Presidente da República, João Lourenço, exonerou Augusto da Silva Tomás do cargo de ministro dos Transportes em Junho, cerca de duas semanas depois da polémica em torno da anunciada parceria público-privada para a constituição da companhia aérea Air Connection Express, que pretendia assegurar voos domésticos internos e que juntava a TAAG, a Airjet, Air26, Diexim, Mavewa, Air Guicango, Bestfly e a SJL, algumas com relações a membros do Governo.

Depois disso, João Lourenço anunciou que a parceria não iria avançar, sem adiantar mais pormenores: "Não vai adiante, não vai sair, não vai acontecer, por se tratar de uma companhia fictícia".