Filho de uma costureira do Namibe e de um enfermeiro de Malanje que lutou pela Independência nacional na clandestinidade, ambos já falecidos, João Gonçalves Lourenço nasceu a 5 de Março de 1954 na Cidade do Lobito, província de Benguela.

De acordo com a biografia oficial disponibilizada pelo Ministério da Defesa, o candidato à sucessão de José Eduardo dos Santos fala várias línguas - além de português, inglês, russo e espanhol - e tem como passatempos a leitura, o xadrez, e a equitação.

Pai de seis, o actual ministro da Defesa é casado com a economista Ana Dias Lourenço, ex-ministra do Planeamento que no final do ano passado regressou de uma missão no Banco Mundial.

Titular da patente de general de três estrelas na reserva, o número dois do MPLA é amplamente reconhecido pela participação na primeira e segunda Guerra de Libertação Nacional, na Segunda Região Político Militar.

Com formação militar obtida na antiga União Soviética entre 1978 e 1982, o candidato do MPLA à Presidência da República também concluiu aí o Ensino Superior em Ciências Históricas.

As suas credenciais incluem o cargo de chefe da Direcção Política Nacional das ex-FAPLA (Forças Armadas Populares de Libertação de Angola), bem como as funções de secretário do Bureau Politico para a informação, exercidas entre 1991 e 1998.

O candidato à sucessão de José Eduardo dos Santos também desempenhou as funções de 1º secretário provincial do MPLA e de comissário (governador) das províncias do Moxico e de Benguela, respectivamente.

Foi ainda presidente da Comissão Constitucional da Assembleia Nacional, presidente da Comissão Constitucional, membro da Comissão Permanente, presidente do Grupo Parlamentar do MPLA e 1.º vice-presidente da Assembleia Nacional.

Membro do Bureau Político do MPLA, João Lourenço foi nomeado ministro da Defesa Nacional em 2015, e eleito para o cargo de vice-presidente do partido na sequência do seu VII Congresso Ordinário, realizado em Luanda, de 17 a 20 de Agosto de 2016.