De acordo com um comunicado da Casa Civil do Presidente, o Chefe de Estado exonerou, por decreto, a pedido do visado, Gaspar Santos Rufino (secretário de Estado da Defesa), e por "conveniência de serviço", Luís Filipe da Silva (Águas) e Fernando Malheiros José Carlos (Obras Públicas).

Num outro decreto, João Lourenço nomeou José Maria de Lima, que deixa a presidência do Instituto de Defesa Nacional, para o cargo de secretário de Estado da Defesa, Lucrécio Alexandre Manuel da Costa, para ocupar o lugar de secretário de Estado das Águas, e Carlos Alberto Gregório dos Santos, para as Obras Públicas.

De acordo com a nota da Casa Civil da Presidência, o Chefe de Estado também exonerou quatro vice-governadores provinciais, em Luanda e na Lunda Sul, igualmente por "conveniência de serviço", todos nomeados para as funções a 25 de Outubro de 2017.

No Governo Provincial de Luanda, João Lourenço exonerou os vice-governadores para o sector económico, Júlio Marcelino Vieira Bessa, para os serviços técnicos e infraestruturas, José Paulo Kai, e para o sector político e social, Ana Paula dos Santos Corrêa Victor.

Para os respectivos lugares, o PR nomeou Lino Quienda Mateus Sebastião, como vice-governador da província de Luanda para o sector económico, Elizabeth de Fátima Tavares Matos Rafael, para os serviços técnicos e infraestruturas, e Dionísio Manuel da Fonseca, para o sector político e social.

No Governo provincial da Lunda Sul, o Chefe de Estado exonerou Ofélia Madalena Jeremias Uqueve Xiri do cargo de vice-governadora para o sector político, social e económico, nomeando, para o lugar, Cassongo João da Cruz.