Os autocarros, cujos custos de aquisição não foram revelados, têm capacidade para 83 pessoas. A governadora provincial de Luanda, Joana Lina, disse no acto de entrega que se sente aliviada pelo facto de a sua jurisdição beneficiar destes meios de transporte que servirão para acudir as populações.
"Para mim, como governadora, é um alívio. Estou feliz por receber estes autocarros que estarão ao serviço da população", disse a governante.
O ministro dos Transportes, Ricardo D"Abreu, referiu no encontro que os meios postos à disposição da TCUL não irão, certamente, resolver o problema total dos transportes na cidade de Luanda.
"Temos consciência disso, mas está aqui dado um passo muito importante para mitigar as grandes dificuldades que fomos sentido nos últimos meses", afirmou.
Ricardo D"Abreu assegurou que o problema dos transportes de passageiros não é somente na província de Luanda, afirmando que o ministério que dirige tem um grande compromisso com os outros governos províncias.
A embaixadora da Suécia, em Angola, Ewa Polano, lembrou, no acto de entrega dos autocarros à TCUL, que "a marca Volvo tem uma forte presença em Angola".
"Tem feito parte do desenvolvimento do País, espero que continuem a apostar nesta marca e obrigado pela confiança na parceria entre a Suécia e Angola", afirmou.
Já o Presidente do conselho de administração da TCUL, Pedro Pereira, disse à imprensa que ainda não estão definidas as rotas dos novos autocarros, sublinhando que este é um trabalho conjunto entre a TCUL e o Governo Provincial de Luanda (GPL).
"Temos um plano operacional que começámos a fazer com a GPL há já algum tempo, e estamos prestes a terminar. Só depois é que teremos os autocarros a circular", disse, acrescentando que os novos autocarros irão ser postos a circular paulatinamente.
Segundo o PCA da TCUL, neste momento a Empresa de Transportes Colectivos e Urbanos de Luanda conta com uma frota de 338 autocarros.
Pedro Pereira referiu que nesta altura a TCUL esta a fazer o desmantelamento da velha frota, após uma autorização dos Ministérios dos Transportes e das Finanças.
Entretanto, para além dos 153 autocarros, foram igualmente entregues pelo Ministério dos Transportes outros meios de apoio técnico à TCUL.