O episódio ocorreu na terça-feira, quando a população agredia um homem com intuito de queimá-lo na via pública, mas a polícia resgatou-o e deteve-o, no sentido de esclarecer o crime, segundo o porta-voz do Comando Provincial de Benguela da Polícia Nacional (PN), Ernesto Tchiwale.
A detenção fez com que os indivíduos ficassem furiosos e invadissem a esquadra, confrontando os agentes com pedras e outros objectos contundentes. Os policias dispararam e um dos tiros atingiu mortalmente uma mulher, segundo a PN.
Para além dos três efectivos, durante o confronto cinco invasores também ficaram feridos. A PN-Benguela deteve 22 cidadãos nacionais que serão presentes ao juiz de garantias.
Esta é a segunda vez que em 2025 uma multidão invade uma esquadra em Benguela. O outro caso ocorreu em Março, quando mais de 500 pessoas vandalizaram o posto policial na povoação do Kulango, para, de igual modo, de lá retirarem dois prisioneiros que depois mataram à pancada. Nessa altura, a população agrediu o chefe da polícia e vandalizou tudo à sua passagem, inclusive uma viatura.