Silvano Levi é acusado de envolvimento em crime de peculato e associação criminosa. O antigo gestor exerceu o cargo de administrador municipal do Lubango por três anos (2012-2014), tendo sido nomeado pelo então governador provincial da Huíla, Isaac dos Anjos, em substituição de Manuel Capenda.

O cidadão foi interrogado por quatro horas no SIC e não mais libertado, tendo sido conduzido à penitenciária do Lubango.

Segundo o porta-voz do SIC, Sebastião Vika, citado pela Angop, a detenção do antigo administrador resulta de uma investigação que corre trâmites há mais de quatro anos, tendo o processo de investigação determinado que existem indícios do presumível envolvimento de Silvano Levi em crimes de peculato e associação criminosa.

Sem avançar detalhes dos prejuízos causados ao Estado, Sebastião Vika informou que decorrem diligências de investigação criminal relativos a actos de corrupção.

Recentemente o coordenador regional da Procuradoria-Geral da República, Hernâni Beira Grande, aquando da apresentação do novo procurador local, afirmou estarem em investigação mais de 50 processos-crime que envolvem gestores da província.