"Por falta de informação, o autista é confundido com um doente mental, acabando por ser excluído e discriminado pela sociedade. Por isso, a associação pretende continuar a contar com o apoio dos Homens das Leis na consciencialização e divulgação da doença à sociedade", disse António Teixeira aos deputados da 8ª Comissão da Assembleia Nacional que trata dos assuntos sobre a Família, Infância e Acção Social.

Em Angola, de acordo com o responsável, a instituição que dirige controla 600 pessoas com autismos e tem um centro que acolhe 10 doentes.

O Centro situa-se no Kifica, município de Talatona, e foi contruído com o apoio de algumas empresas privadas e a contribuição dos pais.

O mesmo centro foi criado em 2013, com a finalidade de proteger os direitos das pessoas autistas, com síndrome de Down, paralisia cerebral e outros portadores de transtornos globais do desenvolvimento.

A principal dificuldade deste centro prende-se com a falta de verbas, com a carência de uma equipa multidisciplinar e de transporte para a recolha e distribuição destas crianças, uma vez que a maioria dos pais reside longe do centro.

"Hoje está a ser um dia muito difícil para todos nós. Sinceramente não pensei que fosse encontrar um quadro tão desolador, mas é graças ao amor que vocês dão a estas crianças que este centro está erguido. Eu acredito que se todos continuarmos unidos vamos conseguir reverter este cenário", disse a Vice-presidente da Comissão sobre Família, Infância e Acção Social, deputada Ruth Mentes.

O autismo, também conhecido como Transtornos do Espectro Autista (TEA), é um transtorno que causa problemas no desenvolvimento da linguagem, nos processos de comunicação, na interacção e comportamento social da criança.

Dificuldades em fixar o olhar, movimentos repetitivos, atraso na fala, sensibilidade a certos sons e hiperfoco são alguns dos sinais. O transtorno não possui cura e as suas causas ainda são incertas. Contudo, o autismo pode ser trabalhado, reabilitado, modificado e tratado.

Actualmente estima-se que 70 milhões de pessoas em todo o mundo possuem algum tipo de autismo, de acordo com dados indicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O Dia Mundial da Consciencialização do Autismo assinala-se a 02 de Abril.