A informação sobre o que esteve em cima da mesa durante o longo interrogatório a que Higino Cerneiro esteve sujeito foi avançada aos jornalistas pelo seu advogado, José Carlos Miguel, à saída da DNIAP, onde o deputado e antigo governador da província de Luanda prestou declarações, esta terça-feira.

"Hoje recebemos um despacho da PGR a informar que o deputado Higino Carneiro foi constituído arguido. E hoje já prestou declarações como tal. O próximo passo é esperar pelo despacho, visto que o processo ainda está em instrução preparatória", disse o advogado, sem no entanto entrar em pormenores sobre qual é a acusação.

No entanto, ficou claro que as acusações são referentes ao período em que o general Higino Carneiro ocupou o cargo de governador provincial de Luanda.

O advogado de Higino Carneiro adiantou que só na quarta-feira sairá um despacho da Procuradoria-Geral da República (PGR) com as medidas de coacção.

Higino Carneiro não aceitou falar aos jornalistas que o aguardavam desde o início do interrogatório à saída da Direcção Nacional de Investigação e Acção penal.

Francisco Higino Lopes Carneiro foi nomeado para o cargo de governador provincial de Luanda em Janeiro de 2016 tendo deixado o cargo no ano seguinte.

As longas horas de audição foram justificadas pelo causídico com a necessidade de esclarecer bem as coisas.

Sobre do que é acusado o ex-GPL e antigo ministro dos governos de José Eduardo dos Santos, o advogado disse que não ouviu falar, durante as questões colocadas pelo DNIAP, em desvio de fundos ou má gestão mas sim sobre actos de gestão.

Na quarta-feira saber-se-á as medidas de coacção, se estas existirem, podendo estas ser a medida para a gravidade daquilo de que Higino Carneiro é acusado.