Segundo o responsável pela comunicação do SIC-Huíla, a detenção dos suspeitos ocorreu na terça-feira, 27, no âmbito de uma inspecção realizada pelo SIC, Polícia Nacional (PN) e serviços veterinários, para averiguar os locais onde era realizado o abate de gado bovino, caprino e suíno sem o cumprimento dos procedimentos legais.

"Durante a inspecção realizadas nos locais de onde é feito o abate do gado bovino, caprino e suíno, os serviços veterinários inspeccionaram a carne encontrada no local e notaram que os dois homens misturavam a carne de cavalo e a de burro com a de vaca e em seguida comercializavam no mercado informal", disse, revelando que em posse dos suspeitos foram encontrados cerca de 13 quilos de carne imprópria para o consumo humano.

"Os dois suspeitos abatiam os burros e os cavalos e depois comercializavam a carne nos mercados informais dos municípios do Lubango, Chibia e Soyo, província do Zaire", conta, acrescentando que em posse dos detidos o SIC recuperou dez cabeças de burro, ossadas, peles do mesmo animal e de cavalo.

"Estas provas encontradas no local onde os implicados actuavam, vão ser entregues ao magistrado do Ministério Público (MP) junto do SIC-Huíla como provas materiais", adiantou.

Sebastião Vika disse, no entanto, que durante as buscas e apreensões o SIC destruiu no local os 13 quilos desta carne e revelou que nunca tinha antes acontecido coisa do género naquela localidade.

"Creio que está situação surgiu em função da grande procura da carne bovina por parte de cidadãos provenientes de varias parte dos país", acrescentou.