A tentativa de furto teve lugar na rua José Anchieta, cerca das 11:00, quando dois homens, munidos com arma branca e de fogo, agora detidos, estavam a realizar uma "vaga" de assaltos nas viaturas estacionadas ao longo das ruas do Distrito Urbano do Maculusso.

A Polícia Nacional e os efectivos do Serviço de Investigação Criminal (SIC) foram accionados para travarem as acções dos dois assaltantes.

O NJOnline, que chegou ao local minutos depois, apurou que um dos assaltantes foi neutralizado pelos seguranças de uma instituição bancaria nos arredores.

O outro, apercebendo-se da presença da polícia, colocou-se em fuga, refugiando-se no interior das instalações do histórico edifício da Liga Nacional Africana, durante 20 minutos, acabando depois por se entregar às autoridades.

Um dos meliantes tinha na sua posse um saco com diversos telemóveis, espelhos de viaturas e placas electrónicas - centralinas - e outras peças retiradas das viaturas.

As autoridades estiveram durante algumas horas no local a averiguar as causas e as consequências do incidente. Não há registo de feridos.

Os disparos, segundo testemunhas no local, foram efectuados quando os seguranças se aperceberam que os assaltantes estariam a esforçar a entrada numa viatura de marca Toyota, modelo Prado TXL.

Os acessos à rua José Anchieta ficaram vedados pelos agentes da PN e do SIC durante algumas horas.