A secretária da Imprensa, Cultuara e Educação da Embaixada dos EUA em Luanda, explicou que todos os anos a Embaixada dos EUA desenvolve uma gama de acções públicas para divulgar as oportunidades de bolsas, no quadro da diplomacia existente entre Angola e EUA.

As bolsas, refere Daneyse Kirkpatrick, são destinadas aos estudantes estrangeiros com vista ao fortalecimento das relações entre o povo norte-americano e de outros países.

"Em Angola, desde 1998, 50 angolanos beneficiaram deste programa mas desde 2001, somente três angolanos participaram do programa de pesquisa", revelou.

Este ano, conta a responsável, já foram enviados dois estudantes angolanos para fazerem o cursos intensivo de inglês em universidades norte-americanas.

"Temos neste momento seis angolanos a fazer mestrado nos EUA através destas bolsas", afirmou.

O programa Fulbright começou em 1946 e é uma iniciativa do Congresso dos Estados Unidos com o propósito de elevar o entendimento mútuo entre os Estados Unidos da América e outros países, através do intercâmbio entre pessoas, de conhecimentos e competências.

Segundo Daneyse Kirkpatrick, as candidaturas devem ser feitas até ao próximo dia 29 de Março, e os interessados devem ter os seguintes requisitos: ser cidadão angolano, residir em Angola, falar fluentemente Inglês e possuir um diploma de licenciatura nas áreas acima referenciadas.

Para a bolsa, os candidatos devem remeter as candidaturas via online, atreves do website https://ao.usembassy.gov/pt/education-cilture-pt/fulbright-program-pt/.

De referir que, desde que foi criado este programa, já foram beneficiados cerca de 50 mil estudantes americanos e mais de 150 mil estudantes de outros nacionalidades.

As bolsas destinam-se às áreas de administração pública, análise e gestão de política pública, ciências políticas, desenvolvimento económico, direito e direitos humanos, economia agrícola, finanças e banca, gestão do meio ambiente, jornalismo/comunicação social, planeamento educacional, planeamento regional e urbano, saúde pública, entre outras.