A Procuradoria-Geral da República (PGR) no Kuando Kubango deu início, na segunda-feira, 1, a audições de declarantes em face do inquérito em curso que visa apurar provas sobre alegados recebimentos ilícitos de cerca de 175 milhões de kwanzas, que envolvem o delegado provincial das Finanças e mais dois subordinados seus, apurou o Novo Jornal.

Segundo um ofício da PGR no Kuando Kubango, a que este semanário teve acesso, responsáveis de vários departamentos e instituições públicas da província, que celebraram contratos com as empresas «Organizações ABECAR, LDA, ISANE & Filhos, LDA e SALUD & Filhos», associadas ao delegado provincial das Finanças, Adriano Pascoal Neto, e dois seus colaboradores, começaram por ser ouvidos, num processo que deve conhecer termo na próxima segunda-feira, 08.

Os responsáveis da área da Administração Pública, Emprego e Segurança Social do Instituto Médio de Gestão 23 de Março e do Hospital Pediátrico de Menongue da província foram os primeiros a ser ouvidos, segundo a ordem de comparência constante do documento datado de 22 de Maio deste ano.

O processo de audições, com sessões em todos os dias normais da semana, vai ser concluído com declarações do director municipal da Saúde de Mavinga, na manhã de segunda-feira, 08.

O ofício n.º 33 da PGR provincial, assinado pelo subprocurador José Ecolelo, orienta os declarantes a acompanharem-se nas audições das cópias dos contratos celebrados com as empresas afectas a Adriano Pascoal Neto e mais dois dos subordinados na Delegação das Finanças do Kuando Kubango.

(Leia este artigo na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)