Seis dias por semana, Juliana Tchopeto, residente no município da Cela, dirige-se a um riacho para retirar areia. Mergulha na água turva do pequeno rio, e, com auxílio de uma pá", retira o inerte do seu leito, que depois deposita num ponto próximo. Diariamente, a mulher, de 39 anos, faz este trabalho em média por doze horas, chegando a mergulhar mais de vinte vezes para conseguir uma quantidade suficiente de areia para vender a` beira de uma estrada próxima. Esta e" a rotina de centenas de mulheres que exploram inertes naquele município da provi"ncia do Kwanza-Sul para garantir o sustento das suas famílias.

Um dos pontos de extracção localiza-se no bairro Mbuandangue, no munici"pio da Cela, onde muitas mulheres se dirigem diariamente a um riacho local com pás e banheiras para retirar areia. Elas mergulham quase a totalidade do corpo, ficando apenas com a cabeça fora da água e retiram areia, repetindo este movimento dezenas de vezes.

Muitas levam os filhos, incluindo crianças com menos de um ano de idade, que ficam na beira a` espera que as mães terminem a jornada de trabalho. Os mais crescidos têm a tarefa de recolher folhas e lenha para mais tarde as mães fazerem a única refeição do dia.

Juliana Tchopeto esta" envolvida no negócio há" vários anos sendo uma das mulheres mais antigas que se dedica a extrair a areia do leito do rio. Contou-nos que começou a fazer o trabalho em 2008 porque tanto ela como o marido estavam desempregados, com 8 filhos para criar e sem qualquer fonte de sobrevivência. Após várias horas de trabalho, ela carrega a areia retirada da água ate" a` estrada mais próxima e aguarda por clientes. A espera, na maior parte das vezes, e" longa.

"Vendemos cada monte de areia por 2.000 kwanzas, mas muitas vezes o cliente reclama e fica por 1.500. Aceitamos baixar o preço, só" para ter alguma coisa para comer em casa", explicou. Diariamente, revelou, consegue em média 3.000 kwanzas mas, nos dias em que há" poucos clientes, acumula apenas 2.000.

(Leia esta reportagem na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)