A conduta que rebentou, com 500 mm, transporta água desde a Estação de Tratamento de Cawabe para o reservatório principal da cidade, disse o administrador para a área técnica da Empresa de Águas e Saneamento do Cuanza Norte (EASCN), Trôem Zangui, em declarações à Angop.

Tratando-se da principal conduta de água do sistema de abastecimento da capital do Kwanza Norte, o problema está a ser resolvido com carácter de urgência mas reveste-se de dificuldades porquanto o brusco rebentamento da estrutura provocou uma cratera de grandes dimensões no asfalto da estrada nacional 230, que liga Luanda a Malanje.

Precisou que a água que saiu da conduta abriu uma cratera no asfalto, condicionando a circulação rodoviária numa faixa da estrada nacional 230, no sentido Malanje/Luanda.

Por essa razão, também o trânsito sofreu transtornos graves e a situação só deverá ser resolvida quando chegar, a partir de Luanda, a tubagem para substituir aquela que está danificada.

"Vamos ter de trabalhar a um ritmo acelerado, visto que esta é a principal conduta que alimenta todo o sistema de distribuição da cidade", disse Trôem Zangui, acrescentando que não pode ser indicado um prazo preciso para a conclusão das obras.

A falta de manutenção é a razão apontada para esta ruptura, a mesma razão para o problema semelhante que ocorreu há cera de um ano.