Segundo a fonte, a lista é uma resposta a um pedido da Câmara Criminal do Tribunal Supremo à Ordem dos Advogados em que foi solicitado um defensor oficioso para o filho do ex-Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos.

A fonte, que não precisou o número de advogados, referiu apenas que a ordem já avançou com uma lista dos advogados interessados em defender "Zenu" dos Santos" no Tribunal Supremo.

"A OAA não indicou directamento o nome do advogado. Deixou ao critério do tribunal a indicação do nome, e o TS vai nomear um deles para, então, nos termos da lei, defender o arguido", esclareceu.

De recordar que, no mês passado, o antigo presidente do Conselho de Administração do Fundo Soberano de Angola, José Filomeno dos Santos, declarou-se sem meios financeiros para pagar os honorários da equipa de advogados do "Legis Veritas" que o vinha defendendo desde Março de 2018.

Segundo uma carta da Câmara Criminal do Tribunal Supremo, dirigida ao bastonário da Ordem dos Advogados, e citada pela Lusa, José Filomeno dos Santos "Zenu", antigo presidente do Fundo Soberano de Angola, comunicou àquele órgão a revogação da procuração conferida ao escritório Legis Veritas, requerendo igualmente que o tribunal nomeasse-lhe um defensor oficioso.

O início do julgamento de "Zenu" dos Santos, e do ex-governador do Banco Nacional de Angola, Walter Filipe, estava agendado para 25 de Setembro, mas foi adiado sem data marcada por indisponibilidade da defesa, informou o Tribunal Supremo em comunicado de imprensa.

O antigo presidente do Fundo Soberano está pronunciado pelos crimes de branqueamento de capitais e de peculato, num processo relativo à suposta transferência irregular de 500 milhões de dólares do Banco Nacional de Angola para um banco britânico, em Setembro de 2017.

Em Abril do ano passado, o Governo angolano confirmou, através de um comunicado do Ministério das Finanças, que já recuperou os 500 milhões de dólares.

José Filomeno "Zenu" dos Santos esteve em prisão preventiva desde o mês de Setembro de 2018 até Março deste ano, estando agora sujeito ao termo de identidade e residência.