Segundo a Polícia Nacional (PN), o indivíduo fazia-se passar por funcionário do Serviço de Investigação Criminal e recebeu 79 mil Kwanzas de uma cidadã com a promessa de trabalho na corporação.

De acordo com o Oficial de Comunicação do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional, inspector Euler Matar, o detido tem 24 anos e "confessou ter recebido uma quantia de 79 mil Kwanzas de uma mulher para a colocar na Polícia Nacional", disse, acrescentando que a vítima ficou furiosa com o homem porque o mesmo não cumpria com a promessa de empregar a mulher.

"Ela (a vitima), em função da demora para ser enquadrada na polícia, fez a participação na Esquadra no município de Viana e nesse momento procedemos à detenção do homem na via pública, na tarde deste sábado", explicou o oficial em declarações ao NJOnline.

O responsável fez saber ainda que o detido foi hoje presente ao Ministério Público (MP), tendo sido decretada a prisão preventiva.

"O homem vai aguardar julgamento em prisão preventiva, a decisão foi decretada pelo magistrado do Ministério Público junto do Serviço de Investigação Criminal" disse.

De recordar que a mesma prática aconteceu na província do Zaire, município do Nzeto, na passada terça-feira, 30, quando um cidadão de 33 anos foi detido em flagrante pelo SIC-Zaire após burlar 400 mil Kwanzas em duas mulheres com o mesmo tipo de promessa.

Em causa estava um esquema de recrutamento montado pelo suspeito, que dizia ser efectivo do SIC-Zaire, prometendo emprego na Função Pública, para pessoas interessadas a aderirem a vagas na Policia Nacional, Serviço de Migração e Estrangeiro (SME) e Serviço de Investigação Criminal (SIC), bem como os respectivos documentos exigidos.