O director de Intercâmbio e Cooperação da PN, Rui Cardoso, citado pela imprensa, explicou que esta medida vai permitir salvaguardar o tempo de actividade dos oficiais porque, actualmente, as promoções acontecem quando ocorre a abertura de vagas.

Este subsídio que tem como objectivo impedir que os oficiais tenham uma compensação por terem já tempo de serviço suficiente para a promoção justificada mas que vêm esta em stand by enquanto não é administrativamente aberta a vaga correspondente.

Estas declarações foram produzidas à margem da primeira reunião extraordinária do Conselho Superior de Polícia, presidida pelo comandante geral, Paulo de Almeida, onde foi igualmente analisado o Projecto de Lei de Carreiras e da Função Polícia e o Projecto de Estatuto Remuneratório do Pessoal Militarizado da Polícia Nacional.

O Projecto de Decreto Presidencial que aprova as Regras de Criação, Reestruturação, Organização e Extinção dos Órgãos Internos dos Órgãos Centrais e Comandos Provinciais da PN está também em cima da mesa de trabalho.