Inaugurada pelo administrador adjunto municipal, Bartolomeu Dumbo, a livraria pertence à Texto Editores, uma filial para prestação dos serviços e venda ao público. Conta com duas mil e 500 obras literárias, didácticas e infantis colocadas à disposição da população.

A livraria, a primeira do género na cidade da Ganda, foi criada no quadro de uma parceria pública e privado.

Falando no acto de inauguração, um dos sócios gerentes da firma, Fernando Wapumba, disse que o objectivo é proporcionar a classe estudantil e não só o hábito de leitura para fortificar o seu campo intelectual, evitando as más condutas e contribuir na ocupação dos tempos livres da juventude.

Por seu turno, o chefe da repartição municipal de Educação na Ganda, Afonso Sapalo, louvou a iniciativa da criação do espaço por constituir uma oportunidade para a juventude cultivar a formação e conhecimento na base da cientificidade do homem e no processo de aprendizagem contínuo.

Salientou que, com este espaço, se vai consolidar o processo de ensino, quer na vertente de estudo perante o professor, isolado ou capacidade de aprendizagem a distância.

Com duas áreas de prestação dos serviços, a livraria está instalada provisoriamente numa das dependências do ex-lar de estudantes da Ganda, tendo beneficiado parcialmente de obras de restauração.

Angop / Novo Jornal