Em Outubro são esperadas as de 1.000, e, em Novembro entrarão em circulação as notas de 2.000 Kwanzas. A nova nota de 5 000 Kwanzas, que será ainda no material actual, por isso em algodão, também conhecido como papel, estará disponível em Janeiro de 2021.

Segundo o governador do Banco Nacional de Angola (BNA), as notas de 200, 500, 1.000 e 2.000 Kwanzas foram produzidas em polímero, que se assemelha ao plástico. Incorporam elementos de alta segurança e são também mais resistentes no tempo, podendo ter uma durabilidade média quatro vezes superior às notas tradicionais de algodão.

"No nosso caso, a durabilidade é muito relevante porque a intensidade da utilização e manuseamento das notas faz com que a sua vida útil seja reduzida, elevando os custos de saneamento do meio circulante. Para além disso, o facto de nem todas as zonas do País terem delegações do Banco Nacional de Angola ou balcões de bancos comerciais, dificulta o controlo de qualidade e substituição atempada de notas em mau estado de conservação", explicou o governador no dia de apresentação da nova série.

Neste momento, disse ainda Lima Massano, "apesar da provisão legal, não se antevê a entrada em circulação da nota de 10.000 Kwanzas, a menos que se venha a mostrar absolutamente necessária".

A entrada em circulação das novas notas será progressiva "para permitir o conhecimento das suas características e assegurar que estejam disponíveis e em todo o território nacional", explicou, acrescentando que as novas notas "conviverão com as existentes, de 2012, até 31 de Dezembro de 2021".

O Banco Nacional de Angola publicará e dará visibilidade ao calendário de retirada das notas mais antigas, garantiu o governador.