Segundo a imprensa britânica, os seis antigos funcionários seniores da F.H. Bertling Ltd, bem como a própria divisão da multinacional no Reino Unido foram acusados de suborno "de um agente da Sonangol" pelo Serious Fraud Office (SFO), órgão da justiça britânica responsável pelos casos mais graves de corrupção e fraude.

Segundo a Reuters, Jose Morreale, Stephen Emler, Jorg Blumberg, Dirk Jurgensen, Marc Schweiger, com idades entre os 46 e os 71 anos, bem como a empresa, e ainda Ralf Petersen, entretanto falecido, fazem parte da lista dos envolvidos neste processo, cujas sentenças serão determinadas pelo tribunal onde decorreu o processo em breve.

No cerne deste caso na justiça britânica estão pagamentos efectuados a um "agente da Sonangol" com o objectivo de comprar facilidades na obtenção de contratos com a petrolífera estatal angolana.

A F.H. Bertling Ltd. é um dos gigantes mundiais na área da logística e dos transportes e foram acusados pelo SFO em Junho de subornos para obtenção de contratos com a Sonangol, apontando a imprensa britânica para verbas superiores a 250 mil dólares.