Mais de 23 milhões de pessoas na África Austral precisam de ajuda urgente para fazer face à pior seca dos últimos 35 anos, alertou hoje a Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO).

Para que essa ajuda seja possível, a FAO estima em 109 milhões de dólares o montante necessário para a compra de sementes, material agrícola e ainda ajuda alimentar de emergência, de forma a que as comunidades possam aproveitar com eficácia a próxima época de colheitas.

"Os agricultores têm de conseguir plantar até Outubro e, se não o conseguirem, teremos mais uma colheita reduzida em Março de 2017, afectando severamente a segurança alimentar e nutricional e as vidas na região", lembra a FAO em comunicado.

Esta situação afecta todos os países da África Austral, incluindo Angola, mas seis deles, Botsuana, Lesoto, Malawi, Namíbia, Suazilândia e Zimbabué já declararam emergências nacionais devido à seca.

São precisos 2,7 mil milhões de dólares para ajudar todos os sectores da economia da África Austral a recuperar da seca deste ano, dos quais ainda falta financiar 2,4 mil milhões, alerta a FAO.

Esta seca deve-se ao fenómeno meteorológico El Niño, que resulta de alterações na temperatura da água no oceano Pacífico, com especialmente gravosas repercussões no clima de algumas regiões do globo, como é o caso do Sul do continente africano.