Em Julho, a CPLP organiza uma cimeira de Chefes de Estado e de Governo em Luanda, ocasião em que deverá ser assinado o acordo.

Em 2021, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) assinala os 25 anos da sua fundação e hoje, nas celebrações oficiais do Dia Mundial da Língua Portuguesa, em Lisboa, António Costa disse esperar em breve a "aprovação do tão ambicionado tratado da mobilidade entre os cidadãos" da organização.

A CPLP é hoje "uma comunidade que se une pela língua", não é uma "comunidade que pode estar separada pelas fronteiras que existem", afirmou.

A língua portuguesa "é de todos e de cada um de nós", transformando-se em cada uma das geografias onde existe um país que fala o português, considerou Costa.

O governante português salientou a "relevância global do português, que oferece um contributo essencial para a afirmação dos países de língua portuguesa no contexto regional em que se inserem".

Essa é, considerou, "uma das maiores vantagens competitivas do português: tirar partido das diferentes dinâmicas demográficas, sociais e geopolíticas onde está presente".

"Hoje já somos 260 milhões de falantes que representam quase 5 por cento do PIB global", recordou o primeiro-ministro português.

Homenageando o escritor angolano Pepetela, a quem hoje foi entregue o prémio dstangola/Camões pelo romance "Sua Excelência, de Corpo Presente", António Costa estendeu o elogio a "todos os escritores" que "dão um contributo decisivo para o enriquecimento e renovação da língua portuguesa".

"Só não se renovam as línguas mortas" e "o português é uma língua viva que se diversifica", afirmou, reafirmando o empenho em elevar o idioma a "língua oficial da ONU", um "desígnio comum dos Estados que compõem a CPLP".

O português é uma língua que "garante a continuidade do conhecimento da cultura e da literatura entre gerações", afirmou António Costa, acrescentando: "A língua une e nunca separa".

O Dia Mundial da Língua Portuguesa, instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 2019, assinala-se hoje e as celebrações decorrem em 44 países, com mais de 150 actividades, em formato misto, presencial e virtual, devido à pandemia de covid-19.

O português é falado por mais de 260 milhões de pessoas nos cinco continentes, estimando-se que, em 2050, esse número cresça para quase 400 milhões e, em 2100, para mais de 500 milhões, segundo estimativas das Nações Unidas.

Globalmente, 3,7% da população mundial fala português, que é língua oficial dos nove países membros da Comunidade dos Países (CPLP) e em Macau.

Em conjunto, as economias lusófonas valem cerca de 2.700 milhões de euros, o que faria deste grupo a sexta maior economia do mundo, se se tratasse de um país, de acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Os países de língua portuguesa representam 3,6% da riqueza mundial.

O português é também língua oficial ou de trabalho de cerca de 20 organizações internacionais.