Natural de Makela do Zombo, em 1925, na província do Uíge, Kunzika foi vice-primeiro-ministro do Governo Revolucionário Angolano no Exílio (GRAE) e vice-presidente da FNLA (de 1962 a 1974), partido que fundou com Holden Roberto.

O seu extenso currículo histórico inclui ainda a idealização e fundação da Convenção Nacional Democrática de Angola (CNDA), liderada por Paulino Pinto João em 1992, onde exerceu as funções de vice-presidente.

Já no início deste ano, Emanuel Kunzika apresentou o livro “A Formação da Nação Angolana Através da Luta de Libertação”, no qual partilha relatos, documentos e fotografias históricas dos principais momentos do período embrionário das formações políticas que estiveram na linha da frente pela conquista da Independência.

O nacionalista tem também publicada as seguintes obras: “Petição para Angola à 16.ª Assembleia da ONU, Nova Iorque, 1961”; “Unidade Angolana”; “In Para Independência de Angola- Way, Léopoldiville (Kinshasa), 1963”; “ Formação da Nação Angolana pela Luta de Libertação, Monografia, Université Nationale du Zaire, Kinshasa, 1974”; e “Dicionário de Provérbios de Kikongo, Editorial Nzila, 2008”.