O diferendo está relacionado com a escolha do campo para o jogo. A FAF indicou o Estádio11 de Novembro como palco oficial para o clássico, mas o 1º de Agosto recusa-se a jogar neste campo por entender que tem o seu próprio estádio, o França Ndalu, e é lá que deve receber o Petro de Luanda.
A FAF diz que o estádio do 1º de Agosto não tem condições para receber o maior clássico do futebol angolana e indicou o estádio 11 de Novembro como local oficial do jogo.
O clássico estava marcado para este Domingo, 22, no estádio 11 de Novembro, mas o clube central das Forças Armadas Angolanas não compareceu naquele estádio para a disputa do clássico diante do Petro de Luanda da 19.ª jornada do Girabola 2025/26.
Os militares estavam concentrados no seu estádio a aguardar pelo adversário para o desafio.
No 11 de Novembro esteve a equipa dos árbitros que considerou falta de comparência do 1º de Agosto, nos termos dos regulamentos da competição.
O presidente do 1.º de Agosto, Gouveia de Sá Miranda, disse à imprensa neste Domingo, que a decisão de não jogar no Estádio 11 de Novembro não veio de si, mas sem da FAF.
"Quem marcou o jogo para a casa do 1.º de Agosto foi a Federação Angolana de Futebol, e a casa do 1.º de Agosto é o estádio França Ndalu. Nós treinámos, estamos preparados para defrontar o Petro de Luanda, mas não na casa do adversário", acrescentou.
O 11 de Novembro é a casa oficial do Petro de Luanda. Nós jogámos lá e ganhámos na primeira volta, agora vamos jogar na nossa casa", explicou.
Entretanto, enquanto o 1.º de Agosto se apresentou no estádio França Ndalu, o Petro e a equipa de arbitragem surgiram no estádio 11 de Novembro, criando uma situação insólita no Girabola.
O Novo Jornal sabe que a FAF, fará esta semana um pronunciamento sobre o assunto, que está em destaque nos comentários sobre o futebol nacional.

