Esta iniciativa, que conta com a participação de vários artistas angolanos - José Silva Pinto, fotógrafo e artista plástico, Binelde Hyrcan, Artista Plástico, e as designers de moda Rose Palhares e Maura Dauvia - visa ainda reforçar a relação entre as cidades de Luanda e Porto, geminadas desde 1999, e, mostrar na cidade "Invicta", e no resto de Portugal, como foi ser portista ao longo desde 22 anos de vida em Angola.

Segundo um comunicado enviado ao NJOnline pela Casa do FC Porto de Luanda, esta mostra é montada a partir de uma exposição permanente, que inclui pintura, escultura, literatura, fotografia e moda angolanas, sessões musicais em dias específicos e palestras sobre temas diversos, com destaque para "as afinidades seculares entre as cidades de Luanda e do Porto".

"A cerimónia de abertura, a realizar dia 23 de Agosto (10h00), na Sala Multiusos do Museu do F.C. Porto, contará com a presença do Presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, do Presidente da Câmara Municipal do Porto, Dr. Rui Moreira, dos representantes de entidades governamentais e diplomáticas de Angola, de artistas e historiadores angolanos que revisitarão a história e as origens do país, isto a par de momentos de animação musical", avança o documento.

A Casa do FC Porto de Luanda destaca da programação o "Concerto Angolano", que terá lugar a 10 de Outubro, na Casa da Música, no Porto, que vai "juntar em palco diversos artistas angolanos e portugueses".

A Casa do Futebol Clube do Porto em Luanda foi fundada em 1997 e é uma associação cívica, cultural e recreativa, que tem como missão contribuir para a projecção do FC Porto em África, em particular na República de Angola, e para o desenvolvimento social, cultural e desportivo do país.