Foi o presidente da FAB, Hélder Cruz, que informou os jornalistas desta iniciativa da FIBA que teve por justificação a denúncia grave de Yanick Moreira de existir "fome" no seio da selecção durante a fase final do mundial "China 2019" que teve lugar este mês.

Segundo o responsável, citado pela Angop a partir de declarações à TPA, trata-se de uma reacção da FIBA a um "comportamento de indisciplina" do poste angolano.

"É um caso que envergonha a todos nós e vamos reunir brevemente porque não deve passar impune", afirmou Hélder Cruz no programa "Domingo Desportivo" da Televisão Pública de Angola (TPA).

Recorde-se, como o NJOnline noticiou, que o basquetebolista Yanick Moreira publicou um vídeo nas redes sociais onde aparece a falar sobre as dificuldades que os atletas da selecção angolana passaram durante o mundial de basquetebol que decorre na China, falando mesmo em "fome".

No momento da gravação, o atleta explica que a selecção angolana que foi à China para o Mundial de Basquetebol está a ser expulsa do hotel e que estão sem comida por falta de dinheiro.

"Estamos mal, estão a nos correr do hotel. Estamos a passar fome na China, toda hora trabalhar pelo País e nossa fome então como fica? Questiona Yanick Moreira no vídeo publicado nas redes sociais.

"É muito sofrimento, ficar horas sem comer e beber alguma coisa é brincadeira isso de mau gosto", lamentou o atleta no video.

A selecção de basquetebol obteve neste Mundial um dos seus piores resultados de sempre.

Quase ao mesmo momento, o vice-presidente da FAB, Benjamim Romano, refutou as declarações do basquetebolista, considerando-as "infundadas e irresponsáveis".

"Lamentavelmente, não sei o que motivou o atleta a fazer o vídeo e dando informações segundo as quais a selecção nacional foi expulsa do hotel. Como sabe, em competições do género, normalmente as delegações ficam em hotéis da organização e quando uma selecção termina a sua participação, ainda tem alguns dias para poder abandonar a unidade hoteleira. Por isso, considero infundadas e irresponsáveis as declarações de Yanick Moreira, situação que não é virgem, porque este mesmo atleta na gestão anterior protagonizou exactamente um filme semelhante", disse, citado pelo Jornal dos Desportos.