Segundo a ministra do Turismo, Ângela Bragança, "as aldeias turísticas vão mostrar aos visitantes as habitações tradicionais de cada região, os rituais, o artesanato, a gastronomia, entre outras potencialidades, que vão impulsionar os pequenos negócios".

"Não se trata apenas de um fórum, mas de uma porta que se abre para a atracção de investimentos para o país, através do Turismo", explicou.

No plano de desenvolvimento do turismo traçado pelo seu ministério constam "as acessibilidades, os guias, a educação e preparação das populações, que vão lidar com esta nova realidade", diz a ministra.

De acordo com a governante, "algum potencial já é do conhecimento de todos".

"O que se vai fazer é promover estes sítios e a imagem de Angola, consequentemente, lançar as mais variadas formas com o turismo de praia, sol mar, religioso, da natureza, entre outros".

Com este fórum, segundo a detentora da pasta do Turismo, "o objectivo é atrair investidores privados para potenciar estas zonas, que durante muito tempo foram sediadas ou ocupadas mas que não foram aproveitadas correctamente".

A ministra avançou que está prevista a participação de cerca de 1500 pessoas, entre nacionais e estrangeiros, que vão abordar questões como as fronteiras, portos, aeroporto, segurança, acessibilidade, vistos, hospedagem, alimentação, que concorrem para que o sector do turismo contribua para o Produto Interno Bruto (PIB).

Prevê-se ainda a ocupação de 24 hotéis durante o evento, de cujo programa faz parte o "Presidencial Golf Day", que contará com a presença do Presidente da República, João Lourenço, que dará a primeira tacada da partida de golf que juntará potenciais investidores "a fim de projectar a imagem de Angola".

Esta será a primeira vez que se realiza o torneio "Presidencial Golf Day" no país. O angolano António Marçal, uma das referências da modalidade, será uma das atracções do certame.

A África do Sul já organiza o "Presidencial Golf Day" há mais de 14 anos. A experiência e ganhos que este país da região da SADC tem recebido com a organização deste evento também serviu de impulso para que Angola trilhasse este caminho, explicou o director para região de África do Fórum Mundial do Turismo, presente na apresentação do evento.