O Partido Popular para a Reconstrução e Democracia (PPRD), que integra a Frente Comum para o Congo (FCC), a coligação no poder, depositou hoje a candidatura de Emmanuel Ramazani Shadary, ex-ministro do Interior do Governo de Kabila, às eleições Presidenciais de Dezembro..

A decisão foi anunciada hoje em Kinshasa pelo ministro da Comunicação e porta-voz do Governo de Kabila, Lambert Mende.

Como o NJOnline tinha avançado aquando da visita de Joseph Kabila a Luanda, na passada quinta-feira, esta, a não candidatura, era então a possibilidade mais forte, depois de o Presidente angolano ter dito que na conversa com o seu homólogo congolês - que não se pronunciou sobre o processo eleitoral na RDC - lhe tinha garantido que tudo estava a correr dentro da normalidade no que diz respeito às eleições.

E as coisas só poderiam estar a correr dentro da normalidade se Kabila não fosse candidato a um terceiro mandato, porque a isso o impede a Constituição.

Fica assim aliviada a oposição e a comunidade internacional, especialmente a SADC, a ONU e a União Africana, que vinham a dar sinais de inquietação com essa possibilidade, especialmente depois de o PPRD ter divulgado que Kabila era o seu único candidato.