O economista Victor Hugo Guilherme foi o escolhido pelo Chefe de Estado para ocupar o cargo.

O novo secretário para os Assuntos Económicos do Chefe de Estado ocupava, desde 2018, o cargo de assessor económico e social do vice-Presidente Bornito de Sousa. Antes de 2018 foi director do Fundo de Apoio Social.

Este é já o quinto secretário do Presidente para os Assuntos Económicos: Carlos Aires da Fonseca Panzo foi exonerado no dia 20 Outubro de 2017 por João Lourenço, pouco tempo depois de ter tomado posse, tendo sido nomeado para o seu lugar Ricardo Viegas de Abreu, exonerado oito meses depois para ocupar a pasta dos Transportes.

Alcino dos Prazeres Isata Francisco da Conceição, nomeado em 29 de Junho de 2018, foi o senhor que se seguiu, mas foi substituído 13 meses depois por Lopes Paulo, em Julho de 2019.