Admitindo que as eleições de 30 de Dezembro, onde foi eleito sob fortes protestos de outros candidatos e no meio de dúvidas quanto à sua credibilidade, "não foram perfeitas", Félix Tshisekedi não desmentiu que ocorreram problemas, mas sublinhou que "nenhuma obra humana é perfeita".

No entanto, sublinhou que estas foram as primeiras eleições com transição de poder que decorreram de forma pacífica na RDC e que, por isso, foram "históricas" e abrem o caminho para a estabilidade e o desenvolvimento do país.

"Ao fim de 59 anos, o país assistiu a eleições pacíficas e civilizadas", disse, congratulando-se com isso o Presidente congolês, que lembrou, a propósito, que a construção da democracia na RDC é um processo em curso desde Abril de 1990 e que agora ganha um forte impulso ao entrar definitivamente no caminho da "estabilidade e da alternância política".

Tshisekedi explicitou ainda que a mensagem principal que transmitiu ao seu homólogo angolano, no encontro que tiveram a sós no início desta visita de escassas horas a Luanda, na primeira etapa de um périplo que o levará ainda ao Quénia e ao Congo-Brazzaville, foi de vontade em colaborar nos projectos comuns que existem entre Luanda e Kinshasa e de vontade em avançar para novos projectos de colaboração, entre estes o de obter de João Lourenço o seu apoio para o fortalecimento da democracia na RDC.

Garantiu que vai, enquanto Chefe de Estado de um dos mais importantes países do continente africano, pela sua dimensão, população e riquezas naturais, bem como a sua localização estratégica, trabalhar afincadamente para dar corpo à ideia de que o futuro está em África.

Mas lamentou que, quase sempre, "os africanos pareçam os primeiros a não acreditar que o futuro do mudo passa por África nem que os africanos são capazes de construir o seu próprio futuro".

E um dos primeiros passos nesse sentido foi o de convidar João Lourenço para que a comissão mista Angola-RDC, que deveria ter ocorrido no ano passado, em Kinshasa, devido a turbulência política, venha a ter lugar em breve, ainda este ano.