Em declarações à agência Lusa, o porta-voz do "Galo Negro", Alcides Sakala, defende que os nomes que compõem o novo Executivo reflectem uma "clara aposta na continuidade", que deixa pouca margem de manobra para a construção de uma "marca" própria.

"De facto, o Presidente da República vai ter muitas dificuldades. De um lado tem o presidente emérito [José Eduardo dos Santos] a dirigir o partido [presidente do MPLA] e do outro está ele [João Lourenço], que vai querer afirmar-se", apontou Alcides Sakala.

"Portanto, não esperamos muita coisa nesta nova configuração política a nível do Governo, mas ainda fica o benefício da dúvida e vamos ver para crer", acrescentou o deputado.

As fracas expectativas da UNITA apoiam-se no facto de João Lourenço ter reconduzido 13 governadores provinciais, e mantido nove ministros do anterior Executivo nas mesmas pastas.

As críticas do "Galo Negro" juntam-se às da CASA-CE, a segunda força política da oposição mais votada nas eleições de 23 de Agosto, que lamentou o peso exclusivamente partidário das nomeações.