Está igualmente detido um cidadão não identificado, motorista, que transportou os reclusos do interior para fora dos muros da cadeia.

Segundo fonte da PGR, o mandado de prisão foi emitido pelo magistrado do Ministério Público junto do SIC-Viana em função de o agente ter requisitado os dois reclusos para trabalho operativo antes da fuga.

De recordar que a fuga dos reclusos ocorreu na manhã de quinta-feira, durante o período de visitas, em circunstâncias ainda não esclarecidas pelos Serviços Prisionais.

Jonas Makengo e Nicolau Catxama, condenados em 2017 e 2018, cumpriam ambos penas de 14 anos de prisão maior na Cadeia de Viana, por crimes de roubo qualificado e de homicídio voluntário.

Ao NJOnline, o porta-voz dos Serviços Prisionais, Menezes Cassoma, disse que foi aberto um inquérito, que está em curso, para apurar as causas da fuga.

"As investigações continuam e ainda é prematuro avançarmos com informações relacionadas com este caso", disse, revelando que a corporação ainda não obteve nenhuma informação sobre o paradeiro dos reclusos.