Segundo uma nota publicada na página do Ministério do Interior na rede social Facebook, "há algum tempo que o Ministro do Interior vem manifestando a sua preocupação na melhoria das condições sociais do efectivo que dirige, razão pela qual, evidenciou esforços, bem como encetou inúmeros encontros com o seu homólogo do Ministério das Finanças para encontrarem uma plataforma comum de entendimento para incrementar os salários das forças e serviços do MININT".


Este "ainda não é o salário desejável, de acordo com o Ministro do Interior, nem corresponde à proposta apresentada ao Ministério das Finanças, segundo a mesma nota.

"Gostaríamos que o aumento fosse superior, porque entendemos que o efectivo perdeu o poder de compra e merece ser melhor remunerado, contudo, também devemos compreender que a balança financeira do país não permite um incremento superior ao negociado", refere a mesma nota, que acrescenta que "foi o aumento possível, por enquanto".

O MININT garante no documento que continuará "a negociar para ver se nos próximos tempos é possível haver mais outro incremento".

O MININT lembra que este aumento salarial vai beneficiar, sobretudo, os agentes de terceira, que estão no último escalão, que vão passar a auferir quase o dobro do salário actual.

Na mesma nota pode ler-se que o Ministro do Interior continua a negociar para adquirir verbas para concluir os vários projectos habitacionais para atribuição de casas aos funcionários, bem como a disponibilização de quotas para a promoção de todos aqueles que estão há mais de 10 anos na mesma patente.