A informação foi avançada na manhã de hoje à imprensa pelo inspector Manuel António, porta-voz da Comissão da Inspecções periódicas, na abertura da Reunião Técnica Extraordinária Alargada do Conselho Nacional de Viação e Ordenamento do Trânsito, que decorre na Direcção Nacional de Viação e Trânsito (DNVT), em Luanda.

"Posso dizer que temos o concurso aberto desde o dia 15 do mês de Julho e a lei prevê que temos 90 dias para concluir este processo, o que quer dizer que até 15 de Outubro provavelmente fecha o período do concurso", disse, revelando que este está dividido por lotes em função das características das províncias.

"Para Luanda está prevista a criação de 15 centros de inspecção, para as províncias que têm também um certo volume de viaturas, como Benguela, Huambo e Huíla, está prevista a colocação de cinco e as demais províncias duas, totalizando 58 empresas", afirmou, destacando que para aquelas províncias que possuem uma extensão territorial grande também estão previstos centros de inspecção moveis.

O responsável explicou ainda "está a decorrer o concurso público, existindo uma sala específica onde os interessados deverão ir, isto não só em Luanda mas também nas demais províncias", estando disponível nestes locais o caderno de encargos.

O inspector Manuel António fez saber ainda que este tipo de inspecção visará especificamente a segurança dos veículos.

"É uma inspecção para avaliar o estado técnico das viaturas e para incutir ao cidadão aquela consciência de rever o estado dos veículos, não quer dizer que vamos tirar os automóveis de circulação", disse.

Reiterou que após o fim do concurso público em Outubro deste ano, "vai-se fazer a avaliação das candidaturas e depois vai ser dado um ano para as empresas vencedoras construírem os centros de inspecção".

"É um tipo de inspecção que nunca se levou a cabo em Angola, é uma inspecção que visa periodicamente ou de forma reiterada aferir o estado técnico e de segurança dos veículos", apontou.

O oficial revelou ainda que durante a Reunião Técnica Extraordinária Alargada do Conselho Nacional de Viação e Ordenamento do Trânsito vão abordar também a implementação da nova matricula, o novo modelo da carta de condução, a carta amarela (seguro automóvel regional), processo de recolha e calibragem dos alcoolímetros e a informação sobre a campanha de entrega de documentos.