De acordo com um comunicado da petrolífera estatal, enviado hoje para a redacção do Novo Jornal Online, a "Sonangol P&P é a empresa do grupo Sonangol que durante a avaliação efectuada apresentou as maiores debilidades de gestão e consequentemente de desvios financeiros".

Por isso, "alinhada com a postura do novo conselho de administração da petrolífera, de ser consequente com os princípios de rigor e transparência que baseiam a sua gestão", Isabel dos Santos exonerou a comissão executiva da referida empresa, até aqui liderada por Carlos Saturnino Guerra Sousa e Oliveira, passando a assumir ela própria o comando.

A decisão, que não especifica o montante dos desvios, também se aplica aos vogais Carlos Alberto Figueiredo, Walter Costa Manuel do Nascimento, Guilherme de Aguiar Ventura e Ricardo Jorge Pereira A.Van-Deste, substituídos por Edson Santos, Sarju Raikundalia, Bernardo Domingos e Carlos Cardoso.

O comunicado da Sonangol refere ainda que a Sonangol P&P opera desde 1994, sendo responsável pela produção de 46.000 barris por dia. A empresa é também parceira em vários blocos em Angola, Brasil, Cuba e Iraque.